quinta-feira, 25 de março de 2010

Bibliotecas na era digital: desafios e perspectivas - atividades da Biblioteca Estadual da Baviera

A Biblioteca Estadual da Baviera é considerada uma das mais importantes bibliotecas da Europa, tendo recebido o honroso prêmio alemão “Biblioteca do Ano 2008” pela excelência de seus serviços. É referência na Alemanha na área de preservação e restauração de acervos raros, digitalização e armazenamento permanente, além da Web 3D.


Prof. Dr. Klaus Ceynowa

Palestra: 29 de março de 2010

Goethe-Institut Porto Alegre - Auditório

Rua 24 de outubro, 112

Entrada franca tradução simultânea

Certificado de participação

Acesse o link sobre a Biblioteca Estadual da Baviera e o Centro de Digitalização de Munique: http://www.digitale-sammlungen.de/mdz/content/service/docs/2007-09_MDZ_port.pdf

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bibliotecários comemoram hoje seu dia em todo o país

Hoje é comemorado, em todo o país, o Dia do Bibliotecário. A data foi instituída em 1980 para homenagear o bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. Em todo o RS, existem 2 mil profissionais que atuam na área e são filiados ao Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB). No Brasil, são cerca de 50 mil. A presidente do CRB, Loiva Teresinha Serafini, lembra que o profissional é imprescindível à Educação. "É agente cultural. Além de ser um pesquisador, ajuda na busca do conhecimento", define. Apenas a Universidade Federal do RS (UFRGS), na Capital, e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, oferecem curso de graduação em Biblioteconomia no RS. O mercado de trabalho é promissor. Segundo a presidente do CRB, hoje há mais oferta de trabalho do que de profissionais. "No Estado, temos 6 mil bibliotecas escolares, 496 municipais e um sistema estadual de bibliotecas que atende a vários polos", revela. Para a professora da UFRGS Eliane da Silva Moro, o bibliotecário tem um papel importante para a sociedade. "Ele tem como meta a inclusão social por meio do acesso e do uso da informação, tanto no suporte bibliotecário quanto por intermédio das mídias eletrônicas", salienta. Para comemorar a data, o Conselho Regional de Biblioteconomia, a Associação Riograndense de Bibliotecários (ARB), o Instituto Goethe e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs realizam hoje coquetel na sede da ARB (Barão do Gravataí, 244), a partir das 18h.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Gaúcha é exemplo de superação

Conheça a história de Juliana, uma gaúcha que superou uma doença rara, a deficiência física e vai lançar um livro contando suas experiências.

Assista ao Video:

video

Fonte: Jornal do Almoço

domingo, 7 de março de 2010

TECNOLOGIA ASSISTIVA: ÓCULOS MOUSE

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Alexandre Sampaio, Cléber Quadros e Filipe Carvalho, se destacaram no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no final do ano passado, em Brasília. O trio, sob a supervisão do professor Márcio Bender, projetou óculos que funcionam como mouse, auxiliando, principalmente, o acesso ao computador das pessoas portadoras de necessidades especiais.
Segundo Bender, a ideia tem tudo para ser comercializada exatamente por se tratar de uma tecnologia que permite a inclusão de deficientes físicos. Por meio de um sistema eletrônico interligado, que utiliza um emissor de luz infravermelha e um receptor fixados em um par de óculos, é possível acionar o clique do mouse com apenas um piscar de olhos. “O equipamento é eficiente, de baixo custo e atende às necessidades e limitações do usuário”, afirma o professor.
Já para a movimentação do cursor, foi desenvolvido um sistema de sensores, colocados em locais específicos nos óculos. Eles captam a inclinação da cabeça, tanto para a direita como para a esquerda, e transmitem o sinal ao mouse.
Alexandre, Cléber e Filipe têm consciência da importância de sua criação. Em Brasília, o trio foi muito assediado pelos visitantes, interessados em mais informações sobre o projeto. “Eles queriam saber detalhes, até mesmo para poder reproduzir mais tarde”, explicam.
O óculos-mouse também é um dos projetos finalistas da categoria Engenharia/Eletrônica da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada entre os dias 9 e 13 de março deste ano.

12 de MARÇO: DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Neste ano, o CRB-10 em conjunto com Instituto Goethe, ARB e FABICO, FURG estarão promovendo intensa programação em comemoração ao dia do bibliotecário. A campanha publicitária iniciará com cartazes e banners com maior intensidade em março, mas com continuação durante todo o ano.Na semana de 8 a 12 de março, em comemoração ao dia do Bibliotecário, serão exibidos filmes para promoção do livro, da biblioteca e da leitura através das novas tecnologias e do cinema.No final do mês, a partir de 29 de março, estão previstas palestras e painéis com especialistas em bibliotecas universitárias, educação continuada na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e bibliotecas públicas. Em abril, dia 23 haverá palestra com especialista em marketing em bibliotecas.Também será dada continuidade aos Fóruns mensais pela Melhoria das Bibliotecas Escolares durante todo o ano de 2010.

FESTIVAL BIBLIOFILMES

PROGRAMAÇÃO FILMES
08 a 11 de março – Sempre às 19 horas no Instituto Goethe
Bibliotecários e bibliotecas no cinema – Filmes e debates com a temática de bibliotecas

Segunda-Feira - dia 08 – 19 horas
Filme - Fahrenheit 451
Direção – François TruffautGênero – Ficção Científica /DramaDuração – 112 mim
Sinopse - É um clássico da literatura adaptado ao cinema. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury continua a ser atual para as novas gerações. Com direção de François Truffaut,, o filme mostra um estado totalitário em um futuro próximo, onde os "bombeiros" tem como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner) um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

Terça – feira – 09 de março – 19 horas
Filme - O Nome da Rosa - 1986(Alemanha) 130min.
Gênero: Suspense
Direção: Jean Jacques ArnaudDuração – 130 mimSinopse - Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Quarta-feira – 10 de março – 19 horas
Filme – O Clube dos Cinco
Direção: John Hughes Duração: 93 min.
Gênero: Drama
SINOPSE - Cinco estudantes são obrigados a ficar de "castigo" na biblioteca da escola e escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmo. Reticentes no começo e obrigados a perder o sábado para isso, os jovens aos poucos perceberão que cada um deles têm os seus sonhos, frustrações e histórias para contar. E que todos eles podem ser tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo. O filme se passa na biblioteca da escola.

Quinta-feira – 11 de março – 19 horas
Filme - Biblioteca Mindlin – um mundo em páginas 2005 (BR) 50 min.
Gênero: Documentário
Direção: Cristina Fonseca
Sinopse – Realizado por Cristina Fonseca, em 2002, o filme conta a história de Jose Mindlin e de sua fantástica biblioteca de livros raros, uma das maiores e mais importantes bibliotecas particulares do Brasil e da América Latina. Apaixonado pelos livros, o jornalista, advogado e empresário reuniu, em mais de 80 anos, quase 40 mil títulos e raridades de valor inestimável.Através do documentário, gravado no Brasil, França e Portugal, discute-se a questão do livro e sua história, o modernismo brasileiro, as vanguardas literárias do Brasil e da França, do concretismo e do livro objeto. E ainda a relação do livro com o cinema e com a música.Com efeitos de computação gráfica e plasticidade impar, o filme é também uma peça de arte: cria uma espécie de livro eletrônico que conta, através da biblioteca e suas obras, um pouco da história do livro. Começa pela literatura oral, representada pela literatura dos Índios Xavantes, passa pela invenção de Gutenberg e encerra com as últimas experiências mais radicais na área, como a informáticaO documentário conta com depoimentos especiais do próprio bibliófilo José Mindlin, da cantora Maria Betânia declamando poemas ao lado do escritor português, Nobel de literatura, José Saramago. Participam também o roteirista de La belle Du Jour, Jean Claude Carriere, o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o poeta Haroldo de Campos e os intelectuais Antônio Cândido, Arlindo Machado e Boris Schmaiderman, dentre outros.

FÓRUM ESTADUAL PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 2010
Sexta-feira – 12 de março – 8h 30 mimLocal – FABICOPainel – Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares – SEBE – Histórico, realizações e perspectivas para as bibliotecas escolares da rede pública de ensino.
PainelistasProf. Dra. Iara Bitencourt Neves
Bibliotecária Maria do Carmo Mizetti – Coordenadora do SEBE
Bibliotecária Rosane Machado – Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares de Rio Grande

COQUETEL E JANTAR POR ADESÃO
Sexta-feira – 12 de março
Coquetel a partir das 18 horas na sede da ARB e após Jantar por adesão no Garcias Gril

PAINÉIS E PALETRAS
29 de março a 01 de abril- Serviços de atendimento ao público,- Bibliotecas Universitárias- Bibliotecas Públicas e- Educação continuada em Biblioteconomia e Ciência da Informação