28 Janeiro 2011


O Grupo de Pesquisa LEIA: Leitura, Informação e Acessibilidade, caracteriza-se como um grupo de estudos interdisciplinares e transdisciplinares com objetivo de realizar estudos, projetos, pesquisa, produção e publicação científica nas áreas da Ciência da Informação, Educação, Informática na Educação e áreas afins.
28 Janeiro 2011
Muita gente aproveita as férias para colocar em dia a leitura. O livro pode ser um bom aliado na praia, principalmente em dias de chuva.
Em Torres, a Biblioteca Pública Municipal tem um acervo de 20 mil obras, entre livros e revistas, e oferece um amplo espaço para leitura. A instituição possui obras didáticas, técnicas, de referências e de literatura. Especialmente para o público infantil e juvenil existem cerca de três mil. As obras mais procuradas, de acordo com a Secretaria de Educação do município, são os clássicos literários.
A telefonista e estudante Andresa Homem Bedinot, 34 anos, frequenta a biblioteca desde os 11 anos e comenta que conhece veranistas que passam as férias em Torres e sempre vão ao local:
– A Biblioteca Pública é muito boa, sempre tem livros novos. No verão sempre tem veranistas fazendo leituras no espaço, que é ótimo. Conheço uma argentina que veraneia aqui e sempre vai à biblioteca – conta.
Para associar-se é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e pagar uma taxa única de R$ 5. O empréstimo é de dez dias e pode ser renovado por mais cinco.
Durante as férias de verão, o atendimento na biblioteca ocorre das 13h30min às 17h30min. Ela está localizada na av. José Bonifácio, 877, ao lado do SINE e próximo ao Ginásio da Lagoa do Violão. O telefone para informações é (51) 3626-2754.
Após seis meses de aperfeiçoamento, através de atividades permanentes junto aos professores, o prefeito em exercício, Jaime Schaumloffel, vice-prefeito, Luia Barbacovi, o Secretário de Educação, Esporte e Cultura, João Carlos Adam e a coordenadora do curso de qualificação, Katiane dos Reis, realizaram a entrega dos certificados para os educadores, na manhã desta quinta-feira, às 10h, no auditório da Prefeitura de Gramado.
"Não há bom governo sem uma boa educação. Nós fizemos a história de ontem e de hoje, vocês tem nas mãos aquilo que temos de mais precioso: nossas crianças, que são o futuro de nossa cidade", disse o Prefeito em Exercício, Jaime Schaumloffel.
Para o Secretário de Educação, João Carlos Adam, os professores têm a responsabilidade de transformar crianças em homens e mulheres. "A educação é a maior arma que pode ser dada à comunidade", destacou.
A cerimônia findou a 1° etapa do Programa de Qualificação de Professores e Educadores da rede de Ensino de Gramado. Em 2010, cerca de 200 professores e educadores de educação infantil, fundamental, médio da rede de ensino, regentes musicais, auxiliares de bibliotecas e alunos participaram de seis cursos de formação continuada em parceria com a UFRGS, Faccat e Apae, com o objetivo de discutir e implementar as práticas pedagógicas inovadoras a partir de metas projetadas pelas escolas com impacto na melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Confira os cursos de qualificação:
Segmento livro e leitura em Gramado: Qualificação e Integração da Biblioteca Pública com as bibliotecas escolares - 33 certificados.
Música - Educação e Cultura: Propostas para a implementação da Lei 11.769/08 - 52 certificados
Olhar Multidisciplinar na Educação Infantil - 29 certificados
Oficina Web 2.0 - 23 certificados
Gestão Escolar: A construção coletiva do projeto-político pedagógico - 32 certificados
Oficina Ler e Saber Faccat - 12 certificados
Fonte: Prefeitura Municipal de Gramado