terça-feira, 23 de agosto de 2011

Porto Alegre: Capital ganha Plano de Acessibilidade

Capital ganha Plano de Acessibilidade

23/08/2011

Ato integra Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência


Porto Alegre ganhou ontem o seu Plano Diretor de Acessibilidade, tornando-se, conforme a prefeitura, a primeira cidade brasileira a ter uma legislação do gênero. A lei cujo projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal foi sancionada pelo prefeito José Fortunati. O ato, que aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, integra a programação da 14 Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Com a medida, toda a documentação vigente sobre o assunto, estabelecendo normas e critérios para promoção de acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, será unificada. A primeira iniciativa será a instituição de uma Comissão Técnica de Acessibilidade em um prazo de 60 dias. O objetivo será a criação de rotas acessíveis em Porto Alegre, onde cadeirantes e cegos, por exemplo, poderão se locomover sem obstáculos.

Entre as ações realizadas, na Capital, estão o rebaixamento de 180 calçadas na área central e a instalação de 50 botoneiras sonoras em semáforos para travessia de deficientes visuais. "A partir de agora, qualquer ônibus que seja incorporado ao transporte coletivo da Capital terá acessibilidade universal, assim como o sistema de táxi-lotação que passará também a receber cadeirantes", acrescentou o prefeito.

Nos próximos dias, a prefeitura, junto ao Ministério Público Estadual, apresentará o projeto Calçada Segura, que visa melhorar os passeios públicos localizados em frente às áreas privadas. O titular da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Paulo Brum, revelou que os principais problemas estão concentrados na liberdade de deslocamento. "As calçadas mal conservadas e o mobiliário urbano, incluindo lixeiras e hidrantes, são os maiores entraves", disse.


Fonte: Correio do Povo

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CURSO: Inclusão e Acessibili​dade para TODOS

O NAPNE do IFRS-Campus Porto Alegre, em conjunto com a Diretoria de Ensino e a Diretoria de Extensão, promove um Curso de Extensão Interinstitucional e Interdisciplinar pelo IFRS - Campus Porto Alegre e o Departamento de Ciências da Informação (DCI) da FABICO/UFRGS, caracterizado como educação continuada com enfoque na Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEs) em escolas, bibliotecas e na sociedade e acessibilidade para TODOS. O Curso se propõe a atender um público diversificado (professores, técnicos administrativos, acadêmicos de Biblioteconomia (FABICO/UFRGS), alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia e pessoas interessadas da comunidade externa).

O Curso será desenvolvido na modalidade presencial utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE para publicação dos conteúdos ministrados no Curso e como espaço de interação entre os participantes e ministrantes através de Fórum de Discussão. Os conteúdos temáticos serão distribuídos em 8 módulos ministrados pelos palestrantes convidados, com encontros a cada 15 dias, nas terças-feiras à noite. Os conteúdos que serão ministrados estão em consonância com a ação TECNEP/MEC com o objetivo principal de criar na Instituição e na sociedade a cultura da 'educação para a convivência' e aceitação da diversidade.

Realização: Auditório 1 da FABICO/UFRGS, Rua: Ramiro Barcellos, 2705 - POA/RS
Horário: 18h30min às 21h.
Carga Horária: 80h
Vagas limitadas a 150 participantes.

A inscrição poderá ser feita através do e-mail:
napnes@poa.ifrs.edu.br (até o dia 24 de agosto de 2011).
Os participantes receberão certificado de participação emitidos pela DEXT.
A seguir, a programação do Curso.
Abraços
Profª Lizandra Estabel
Coordenadora do NAPNE


Encontro Palestrante Conteúdo

16 de agosto/11


Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)
Maria Cristina França (IFRS)

Apresentação do programa e desenvolvimento do Curso.

Palestra: As PNEEs, a diversidade e a sociedade.

30 de agosto/11


Márcia Amaral (IFRS)
Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)

Fundamentos da Educação Inclusiva e da Acessibilidade. Histórico e legislação da Educação Inclusiva. Conceitos de Educação Inclusiva e de Educação Especial. As necessidades educacionais especiais e as práticas educativas para a diversidade.
Acessibilidade e inclusão em Bibliotecas.

06 de set/11


Carolina Sperb (IFRS)
Helen Ortiz (IFRS)


Histórico da Educação dos surdos. Linguagem, cognição, aspectos socio-culturais e práticas pedagógicas. Relação aluno surdo e professor ouvinte.

27 de set/11

A confirmar

Estudo dos principais tipos e características de deficiências motoras. Aprendizagem, adaptações curriculares e de recursos. Metodologia e tecnologias assistivas aplicadas.


18 de out/11

Lizandra Estabel (IFRS)
Alessandra Cantoni

Educação de cegos e de pessoas com baixa visão. Diretrizes da IFLA de Bibliotecas para Cegos na Era da Informação (2009)

25 de out/11

Clarice Escott (IFRS)
Aline Disconsi (IFRS)

Histórico da inclusão de pessoa com deficiência mental. Conceito de deficiência mental. Compromisso e objetivos educacionais voltados para a inserção no mundo do trabalho. Mapeamento de competências e investimento de foco no processo de ensino.

08 de nov/11

Filipe Silveira (IFRS)
Tamini Nicoletti

Acessibilidade para TODOS nas Bibliotecas. Cheklist de avaliação de bibliotecas acessíveis nos aspectos arquitetônicos, físicos, informacionais e atitudinais.

22 de nov/11


Mesa redonda com representantes de Instituições que promovem projetos de inclusão e de acessibilidade.

6 de dez/11

Eliane Moro (UFRGS)
Lizandra Estabel (IFRS)

Oficina de Acessibilidade

Encerramento do Curso