domingo, 21 de junho de 2009

Palestra: Leitura, Informação, Educação e Cidadania: uma experiência nas bibliotecas públicas de Medellín


O Grupo de Pesquisa LEIA, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tem o prazer de convidá-lo para a palestra:

Leitura, Informação, Educação e Cidadania: uma experiência nas bibliotecas públicas de Medellín
A ministrante será a Profª Yicel Nayrobis Giraldo Giraldo, da Escuela Interamericana de Bibliotecología. Universidad de Antioquia.

Data: 25 de junho - quinta-feira
Horário: 10h
Local: IFRS - Auditório 1 do Campus Porto Alegre (ex-Escola Técnica)

Rua Ramiro Barcelos, 2777 - Santana
CEP 90.035-007 - Rio Grande do Sul - Brasil
Fax 3308-5438 / Fone 3308-5110

Não perca!

Imagem: Biblioteca Pública Piloto, referência na América Latina, funciona como biblioteca orientadora e de apoio à rede de bibliotecas de Medellín.

4 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de deixar aqui um registro da emoção que me causou a palestra da Yicel hoje, e parabenizar o grupo pela iniciativa de trazê-la até nós. O que ela fez foi chamar a nossa atenção para que possamos perceber que há muito o que se fazer para transformar uma realidade que precisa quebrar o paradigma físico e transpor as paredes das bibliotecas. E quando ela falou do contexto das guerrilhas, do narcotráfico, da pobreza, da fome e da carência que encontra um profissional em situações como a relatada, penso que precisamos sim nos tornarmos mais humanos em nossas atuações. Lembrar que também nos construímos a partir do outro, e que a educação compreende esse contexto em que mais do que informar é preciso ser capaz de olhar com desejo de mudança, e acima de tudo amar o que escolhemos fazer. Gostei muito. Espero que muitas oportunidades como esta ainda possam ser propostas pelo grupo, para que nós, bibliotecários em construção (estudantes) criemos consciência de que cada fez mais temos um papel fundamental na sociedade.

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  2. Olá pessoal!
    Acredito que todos ainda estamos desfrutando das belas palavras que foram proferidas no encerramento da nossa disciplina. Yicel nos advertiu que devemos considerar não somente o suporte, mas sim devemos valorizar também as pesssoas, o que considerei o mais importante que ouvi na manhã de sexta. Muitas vezes, nos procupamos com o processo e esquecemos que ao longo da nossa vida exisstem pessoas que precisam ser ouvidas, compreendidas e percebido. Ficou bem claro que o bibliotecário tem função social. A realidade da Colômbia é bem triste, mas não podemos esquecer que a realidade Brasileira também é muito desfavorável. Que cada colega possa ter aproveitado esse semestre e que tenha a consciência de que a nossa profissão requer profissionais competentes, dedicados e acima de amem o que fazem....
    Beijos!!!!

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  3. Bom, não pude estar presente na palestra realizada na quinta-feira, pois estava em prova. Mas sinto-me honrada pela visita que recebemos em sala de aula. Quero registrar, que sinto-me cada vez mais inclinada pelo trabalho com o público e o engajamento social da biblioteca.
    Fiquei encantada com os depoimentos das criança sobre a biblioteca publica: “Eh, lo que más me gusta de la biblioteca para mí es el trato que nos ofrecen los trabajadores”.
    E nas palavras da Yicel, senti mais a ainda a necessidade da disciplina de “Psicologia das relações humanas”, que acredito, deveria ser trabalhada mais no sentido prático. Não que devamos sair 'psicólogos' da disciplina, mas que saíssemos um pouco treinados no sentido de trato com o público.

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  4. Meus comentários sobre a palestra são os melhores possíveis. Acredito que é muito importante essa questão da inclusão, logo, darmos suporte àqueles que têm necessidades especiais. Foi interessante vivenciar isso através das dinâmicas, pois é exatamente aí que percebemos as necessidades deles. A visita da Yicel enriqueceu muito o nosso aprendizado. O que eu mais percebi foram as semelhanças entre a Colômbia (país dela) e o Brasil. O fato de termos problemas sociais, políticos e ambientais parecidos, faz com que as bibliotecas e a leitura possuam papel fundamental na reconstrução e inclusão social.

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