quinta-feira, 25 de junho de 2009

Palestra: Leitura, Informação, Educação e Cidadania: uma experiência nas bibliotecas públicas de Medellín: apresentação

Prezados bibliotecários, acadêmicos dos Cursos Técnico em Biblioteconomia, Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/FABICO/UFRGS), entre outros e demais interessados,
com a autorização da palestrante Profª Yicel Nayrobis Giraldo Giraldo, da Escuela Interamericana de Bibliotecología. Universidad de Antioquia, disponibilizamos o arquivo de apresentação da palestra.
Clique na imagem abaixo e boa leitura!



Imagens da palestra:


Profª Yicel Nayrobis Giraldo Giraldo

Profª Yicel Nayrobis Giraldo Giraldo no Auditório do IFRS




18 comentários:

  1. Oi Prof. Eliane e Prof. Lizandra

    Parabens pelo Blog, e pode deixar que assim que acalmar com as novas e excelentes notícias, estarei contribuindo com idéias para o Blog de Vcs. O carinho, a confiança e a orientação são essenciais na caminhada de estudo, e isto vcs sabem compartilhar muito bem.

    1ª sugestão para o Blog:
    Que tal um mural de recados na barra lateral? Muitas pessoas acabam não clicando no item comentários, muias vezes por não saber e outras por preferir deixar apenas um oi para o grupo.
    Costumo utilizar do site Codigo Fonte.

    Página
    http://www.codigofonte.net/widgets/mural-de-recados

    Tutorial
    http://www.maisblog.com/tutorial/mural_de_recados_1/index.htm

    ResponderExcluir
  2. Querida Andréa
    obrigada pela dica. Já está implementado o Mural.
    Bjos
    Lizandra

    ResponderExcluir
  3. A fala da Profa. Yicel é muito empolgante para quem está recém começando nesta bela profissão. Emociona a forma como ela fala das crianças e da urgência de transformar a sociedade em que vive através do seu trabalho, da biblioteca. Sem dúvida é necessário muita atenção para não deixar que as bibliotecas públicas se tornem distantes, isoladas, frias e insensíveis às necessidades do cidadão, para que este possa sempre trazer contribuições para o crescimento da comunidade e possa também crescer com ela. Fazer isso através do imaginário infantil deve ser uma delícia! Parabéns! Foi uma honra estar nesta última aula da disciplina Leitura, Biblioteconomia e Inclusão Social, até porque a palestra da professora Lizandra também foi contagiante e muito esclarecedora.
    Luciana Monteiro

    ResponderExcluir
  4. Chama a atenção, quando da leitura do material sobre a palestra, o relato de uma criança de 10 anos sobre o que mais gosta na Biblioteca España: "para mí es el trato que nos ofrecem los trabajadores".
    Percebe-se aí a importância do bibliotecário nessa relação. Permitir às crianças a liberdade de expressão e incentivá-las a reflexão, partindo de um novo paradigma no conceito da finalidade das unidades de informação, é fundamental para criar um público que valorize a biblioteca, e um passo importante na construção de uma sociedade mais justa.
    Também a mim foi edificante tomar conhecimento desse trabalho, bem como ter cursado a cadeira de Leitura, Biblioteconomia e Inclusão Social.

    José Alexandre Silva

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal!
    Adorei nossa última aula! Foi o fechamento com chave-de-ouro de todo o semestre, o arremate perfeito para a construção de conceitos e ideias que fizemos.
    As palavras da professora Yicel foram emocionantes e tocaram a todos. É um exemplo de trabalho a ser seguido, buscado e posto em prática na nossa realidade. Esta é a verdadeira maneira de modificar o futuro, de formarmos novos cidadãos e uma sociedade melhor. Profissionais verdadeiramente humanos, e nada melhor do que escutarmos em uma mesma aula grandes exemplos de amor e dedicação ao próximo como as professoras Eliane, Lizandra e Yicel, que se emocionam quando contam suas experiências.
    Foi maravilhoso. Obrigada!
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. A fala da bibliotecária Yicel foi apaixonante, o que ela nos passou pelo seu exemplo,foi algo que em nehum livro poderemos encontrar e sentir.O trabalho que ela faz com as crinças das bibliotecas públicas é lindo e nos mostra que é preciso acreditar que as coisas podem ser diferentes e que as pessoas podem mudar sua realidade ,acreditando em um futuro melhor.
    A fala da bibliotecária Lizandra também foi emocionante,com ela pudemos sentir a emoção de se trabalhar com pessoas que tem limitações,mas que nos ensinam muito e que não são incapazes.Precisamos atender as necessidades dos usuários e para isso é necessário ouvi-los.
    A aula de sexta-feira foi excelente,os exemplos destas três mulheres vão ficar em minha vida pessoal e profissional.
    Elisa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Demonstra a importãncia do bibliotecário para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Seja no trato com os futuros cidadãos, ou com aqueles que já o são, impõe-se aqui a necessidade de valorizar cada vez mais a atuação do profissional da informação.

    ResponderExcluir
  9. “Formar a pessoa como ser humano”, essa fala da Bibliotecária Yicel tocou fundo, foi muito representativa, pois ela fala do humano, da afetividade para além do dispor acervos aos usuários. Ela é de uma sensibilidade invejável, exemplo para todos nós de como deve ser um bibliotecário. Devemos ser “agente social”, aquele que está além das tarefas, que luta por um mundo melhor, e que faz jus ao seu diploma de Bibliotecário.
    A Biblioteca deve ser vista como instrumento de inserção social de responsabilidade social, onde todos têm direito ao saber e ao conhecimento. De responsabilidade de servir a toda gente, sem qualquer forma de preconceito ou restrição, garantindo a circulação de seu acervo pela localidade a qual está inserida, ampliando a possibilidade de levar a educação e cultura a todos de forma que estes usem a informação de maneira crítica, autônoma e responsável.
    A palestra da Professora Lisandra foi maravilhosa, fiquei muito sensibilizada. A emoção, o prazer e a dedicação da professora estavam à flor da pele. Um bom exemplo de que é possível sim sermos a diferença num mundo cada vez mais individualizada, onde podemos ser “agentes”!
    A Professora Eliane Moro que sempre nos mostrou quão linda e importante é nossa profissão, foi uma grande referência no trabalho em prol da humanização da informação, que deve ser vista de forma mais social, agregada a valores, aos quais somos responsáveis pela formação de cidadãos conscientes, críticos e autônomos. E com certeza sairemos dessa disciplina pronta para fazermos a diferença lá fora.

    Luziane Graciano Martins

    ResponderExcluir
  10. Fátima Terres
    Não pude assistir a palestra da professora Yical Giraldo, na entanto percebo com o seu texto que ela completmenta o que a professora Moro vem nos transmitindo, isto é, senso de responsabilidade e o amor pelo aquilo que fazemos.
    A biblioteca é uma instituição social e um ambiente educativo responsável pela formação das pessoas, portanto precisa estar atenta as diferença dessas. "Me gusta venir a la biblioteca porque aqui puedo hacer cosas, aqui me dejam hacer cosas"

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. a palestra da prof Yicel parece muito interessante, pois

    mostra a biblioteca pública como ela deve ser, ou seja,

    pública, do povo, instrumento de tranformação social e

    individual.

    creio que todas as bibliotecas deveriam ter um pouco de

    biblioteca publica.
    antes de ser universitaria, escolar, especializada, etc, ela

    é um centro de informação, e deve estar aberta a todos q a

    procuram. informação é como água, não se pode negar em

    circunstancia alguma!

    a professora Yicel nos passa uma visão realmente apaixonada

    do que é ser bibliotecário, o que nos contagia e nos faz

    repensar nossa atuação como estudantes, estagiários e

    futuros profissionais.

    A mensagem que ficou para mim, foi de que a biblioteca, seja

    pública ou não, deve escutar seu público e ir de econtro a

    ele, satisfazendo necessidades, que muitas vezes não são

    totalmente informacionais, mas sim de atenção do

    bibliotecário que deve ser um profissional conectado à

    função social.
    Abraço!
    Catiele

    ResponderExcluir
  13. a palestra e as palavras que a professora Yicel só confirma o que vimos em todo semestre: a biblioteca é um lugar que necessita de inclusão social, especialmente com as crianças. Não vou negar, mas as palavras dela me motivaram a continuar no curso, coisa que com o passar dos semestres vou pegando gosto e tendo em mente conseguir mudar o contexto social em que vivemos. Quando ela falou do tráfico na Colômbia, onde crianças são usadas para atravessar com armas, já que jamais desconfiariam delas, me fez pensar e me revoltar, é claro. Onde estamos? A Biblioteca precisa acolher toda e qualquer pessoa, ajudando na sua formação como cidadão.

    Priscila Lopes

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente na sexta não pude assitir a paletra da profª Yicel, mas vi o power point e adorei. Apresenta um trabalho que reúne tudo que discutimos durante todo o semestre: o serviço que deve ser prestado pelas bibliotecas e o tipo de envolvimento que os bibliotecários devem estar dispostos a ter.
    Um serviço de desenvolvimento humano, uma entrega de corpo e alma ao serviço prestado, o auxílio ao crescimento dos seus usuários como um todo, em todos os campos dos seus perfis: cognitivos, políticos, sociais, lúdicos.... tudo que uma biblioteca pode proporcionar, principalmente às crianças.
    Quanto à palestra da profª Lizandra, não há necesidade de comentários. Foi envolvente, emocionante e principalmente empolgante. Dá vontade de sair da sala trabalhando, auxiliando, fazendo algo pelo mundo, pelo futuro e principalmente pelo outro. Quer PNDEs ou não, porque prefiro acreditar que todos somos PNDEs em algum nível.
    A Lizandra realmente foi aluna e é seguidora da Eliane e pegou o que ela tem de melhor: a garra, o ânimo e a vontade.
    Parabéns às duas.

    ResponderExcluir
  15. A palestrante Yicel Nayrobis Giraldo, veio para corroborar o quanto a Biblioteca Pública é importante para que se possa construir uma sociedade mais justa e igualitária, através da democratização da leitura. Sendo uma "instituição mergulhada na dinâmica social, que inclui através do conhecimento a todos - "a chamada leitura de oferta".
    Achei interessantíssimo algo que foi exposto na palestra - "a biblioteca pública é um ambiente educativo que deve assegurar a existência, condições físicas e psicossociais que favorecem a construção do cenário do ensino e a aprendizagem social."
    A BP tem, portanto, o dever de unir através do conhecimento - usando ferramentas que chamem "todos" ao mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  16. A palestra da bibliotecária Yicel Nayrobis Giraldo foi impressionante. Seu discurso mostra o quanto é apaixonada pelas bibliotecas escolares e públicas e esta paixão reflete, com toda certeza, numa profunda vontade de melhoria das mesmas. Desta forma, eu, futuro bibliotecário, fiquei super motivado e interessado nessa área.
    Como ela disse, devemos deixar um pouco de preocupar-nos com o acervo e olhar mais para as pessoas. Devemos conhecer nossos usuários, saber de seus gostos e vontades, devemos divulgar aquilo que podemos oferecer e atrair a comunidade para dentro da biblioteca - pois são os usuários quem a mantém. E, só assim, conseguiremos introduzir a leitura e gerar conhecimento em nosso ambiente de trabalho aos freqüentadores.

    ResponderExcluir
  17. Com a palestra se torna claro o papel da Biblioteca Pública de ambiente educativo que assume funções sociais de socialização e de formação cidadã. As crianças manifestam o seu contentamento em ter um lugar para estudar e desenvolver atividades de aprendizado e recreação, além de receberem a atenção e a dedicação dos trabalhadores da biblioteca. Com isso, percebemos que é possível realizar a leitura de várias formas direcionando a criança para o aprendizado de uma forma mais completa. Ao longo do semestre, com a professora Eliane Moro, discutimos as formas de leitura que vêm ao encontro do que foi dito na palestra onde, a biblioteca deve se libertar das amarras criadas, muitas vezes pelo próprio bibliotecário, e transformar-se num local acolhedor e receptivo, como o abordado por Yicel.
    Mariana Castro

    ResponderExcluir
  18. Muito legal o material, assim como a fala da Yicel, bonito ver o trabalho que eles estão realizando nas bibliotecas públicas. É impressionante a vontade e dedicação que ela demonstra, deveria servir de exemplo para todos os bibliotecários e futuros profissionais da área.

    ResponderExcluir