CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 11 DE JULHO DE 2009
Bibliotecas e tecnologia em debate
A dinamização dos processos tecnológicos de acesso aos acervos nas bibliotecas universitárias e a capacitação dos profissionais que atuam nesta área estão sendo debatidos na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Social da Ufrgs (Fabico). O encontro, que termina hoje, reúne bibliotecários, professores e estudantes para discutir o uso das mídias no trabalho e formas para melhorar a acessibilidade dos usuários ao material bibliográfico. Para uma das coordenadoras do curso e professora da Ufrgs, Iara Neves, é preciso atualização em todos os polos do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). 'A tecnologia vem abrindo espaços, mas também exige mais efetividade dos profissionais da área para que se obtenham os melhores resultados no emprego dessas novidades', sustentou. Também está sendo debatido o projeto pioneiro de especialização em bibliotecas escolares, mediado por computador e com participantes de todo o país.A capacitação contou com a participação de representantes de 45 polos de instituições públicas de Ensino Superior da região Sul. 'É um trabalho desenvolvido como Pró-Licenciatura, dividido em três módulos, sendo dois presenciais (sobre novos conceitos tecnológicos e o Catálogo Informatizado de Bibliotecas e seus acervos), e um ministrado pelo Ensino à Distância e mediado por computador'.Para a coordenadora Eliane Moro, é necessário que as universidades e as escolas tenham à disposição pessoal capacitado para propiciar o conhecimento sobre as ferramentas e técnicas de uso da informática para o acesso à informação. 'Claro que isso também passa pelo investimento de recursos, como vem ocorrendo na maioria das universidades públicas', explicou. Já a professora do Instituto Federal do RS, Lizandra Estabel, entende que a formação de tutores, que são profissionais responsáveis pela intermediação e pelo assessoramento no uso dos equipamentos e tecnologias, vai crescer com os cursos, como o ministrado na Fabico.
sábado, 11 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário