No FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, do mês de setembro, organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB 10) foi apresentada a palestra pelas Profs. Eliane Moro e Lizandra Estabel, do Curso de Especialialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA), da FABICO/UFRGS.
As autoras falaram sobre o referido tema e estabeleceram relação com à Biblioteca Escolar e a aplicação dos recursos da WEB 2.0 no ambiente da biblioteca, da sala de aula, da escola e da comunidade.
Os efeitos do uso da informação compartilhada entre os educadores, os bibliotecários, os alunos, pode encaminhar para uma rede integrada de comunicação, permitindo o estabelecimento de novas relações entre os mesmos (inter-relação de pessoas) e destes com a comunidade.
Bibliotecários, professores e alunos como produtores de informação construída cooperativamente passam a fazer parte desta rede social que possibilita novas aprendizagens e interconexões no próprio espaço da biblioteca escolar. E o bibliotecário como mediador no processo de interação, de acesso, de uso e de produção da informação e do conhecimento perpassando o espaço da biblioteca, da sala de aula, da escola, da comunidade para o mundo através da WEB 2.0.
A apresentação da palestra está disponível no endereço: http://www.ufrgs.br/leia/WEB20_final.pdf
A palestra foi mara! O jogral das profs. Eliane e Liz funcionou perfeitamente - como sempre - e o assunto é apaixonante!!!! Com certeza, usarei no meu trabalho final do Curso EBEA!
ResponderExcluirAliás, o evento estava ótimo, muito bem organizado, com várias sugestões de como dinamizar as bibliotecas escolares...
E fiquei muito surpresa e feliz com a divulgação do blog...
Abraços
Kátia
Queridas professoras e amigas!
ResponderExcluirParabéns pelo esforço e dedicação a esta causa. Não se consegue pensar em Biblitoeca Escolar sem lembrar de vocês, com a bandeira na mão, e nós atrás, seguindo e adimirando o esforço, os ensinamentos.
Afetuoso abraço da colega de profissão e, com orgulho, hoje aluna do pós-graduação em Biblioteca Escolar e Assecibilidade, Denise Pazetto.