quinta-feira, 29 de outubro de 2009

VI SENABRAILLE - João Pessoa/Paraíba (20 a 23 de novembro de 2009)

MINICURSO 2 - CAPACITAÇÃO WEB2.0 E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

: Ministrantes: Profª. Lizandra Brasil Estabel. Coordenadora Pedagógica e Tecnológica do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/UFRGS). Acesse o lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777426J8

Profª. Eliane Lourdes da Silva Moro. Coordenadora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA/UFRGS). Acesse o lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4705611U3


: Vagas: 170
: Horário: 08h30min. – 12h30min / 14h30min. – 18h30min.
: Local: Auditório e Estação Digital da FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência.Rua Orestes Lisboa, s/n.Telefone: (83) 3244-0707 - Bairro Pedro Gondim - CEP: 58.031.090 João Pessoa – Paraíba.


: Objetivo:• Capacitar e atualizar os profissionais que atuam em bibliotecas escolares, públicas, especializadas e universitárias, bibliotecários, professores, acadêmicos e pessoas da comunidade no acesso e uso da WEB2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação.• Estimular profissionais que atuam em bibliotecas e salas de aulas para acesso e uso das ferramentas da WEB. • Desenvolver competências para orientar, produzir, apoiar a utilização dos recursos tecnológicos, na construção de ações pedagógicas e de inclusão social e digital.
: Conteúdo programático: Temas abordados: (Referencial teórico)- WEB 2.0 e as Tecnologias de Informação e de Comunicação.- BLOG: uma ferramenta de comunicação, interação e inclusão.


Desenvolvimento:
• Apresentação do referencial teórico enfocando a WEB 2.0, as TICs e as ferramentas de interação e de comunicação. • Atividades práticas com o uso do laboratório de informática.



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

VI Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares - Santa Catarina

O VI Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares, que traz como tema Biblioteca Escolar: espaço de articulação de saberes, será realizado no dia 24 de outubro de 2009, no auditório do Colégio FATENP, em Palhoça-SC.
A coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA, Profª Iara C. B. Neves ministrará a palestra: A Atuação da Biblioteca Escolar e da Sala de Aula no Processo de Articulação de Saberes.
Acesse a programação do evento.
A perspectiva do Fórum é promover debate acerca da necessidade de atuação de profissional habilitado nas Bibliotecas Escolares (públicas e privadas) em Santa Catarina; incentivar a participação do bibliotecário nos planejamentos administrativo e pedagógico nas Escolas do Estado; incentivar à Educação Continuada do bibliotecário escolar e trabalhar em prol da criação do cargo de bibliotecário nas Redes Estadual e Municipal de Ensino no Estado de Santa Catarina.
O evento é voltado aos professores, bibliotecários e estudantes dos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia.
Período para inscrições: 28 de setembro a 22 de outubro de 2009.
O evento: VI Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares
Data: 24 de outubro
Hora: 8h
Local: Auditório da nova Sede do Colégio FATENP - Avenida Rio Grande, s/n - Centro - Palhoça
Informações: 3342-5060 gbaesc@acbsc.org.br www.gbaesc.acbsc.org.br
Mais informações: http://www.fatenp.com.br/evento/6/vi-forum-estadual-de-bibliotecas-escolares.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Prazeres da Leitura

II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Prazeres da Leitura

O propósito permanente da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, segundo Secretário João Sayad é o de “formular e aplicar umapolítica cultural cujo objetivo é desobstruir, abrir espaço para que os brasileiros excluídos, de vanguarda, pobres e ou iniciantes, ouçam e sejamouvidos, vejam e sejam vistos pelos consagrados, pelos bem-sucedidos daqui e do mundo inteiro. E que a cultura popular, a periferia, os excluídos ouçam e usufruam os consagrados, os clássicos e os campeões de audiência”.
Dentro desse propósito vários projetos e programas têm sido desenvolvidospara incentivar e estimular o gosto pela leitura.Entendendo que as bibliotecas públicas o papel preponderante na elevação dos índices de leitura no Estado de São Paulo, tem-se dado especial atençãopara o desenvolvimento dos profissionais que atuam nesses equipamentos,promovendo oportunidades de capacitação e integração.
Em agosto de 2008 aconteceu o “I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias”, realizado conjuntamente com o “II Fórum Nacionaldo Livro e Leitura” em parceria com o Ministério da Cultura. Diante dagrande receptividade da primeira edição acontecerá em novembro p.f. “II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II FórumPrazeres da Leitura” que tem como temáticas principais:
Políticas públicas de incentivo à leitura e bibliotecas. Desenvolvimento de serviços inovadores em bibliotecas públicas e comunitárias. Acessibilidade em bibliotecas públicas e comunitárias. Perfil das lideranças na gestão de bibliotecas e espaços de leitura. Advocacy
Período do Evento: 12 a 14 de novembro de 2009.
Local: Teatro Tuca – Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes – São Paulo, SP
Estrutura do Evento
Palestras, debates, mesas redondas e painéis.Conversas sobre livro, bibliotecas e leitura com convidados especiais.
Presenças Confirmadas
Especialistas Nacionais

Elisabeth Biondo – Diretora do Departamento de Bibliotecas da Secretaria deCultura, Lazer e Criança de Barueri.
Fernando Moraes - escritor
Guilherme Lira - OCIP Acessibilidade Brasil
José Castilho Marques Neto - Secretário Executivo do Plano Nacional doLivro e Leitura
Profa. Dra. Lucia Santaela – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Profa. Dra. Linarama Rizzo Battistella – Secretária da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São PauloLucila Maria Calheiros Silvestre - Diretora da Biblioteca Pública Municipalde Piracicaba, SP
Lucila Martinez – Consultora da ILTC – Brasil
Maraléia Menezes de Lima – Diretora da Biblioteca Pública de Itanhaém, SP
Profa. Dra. Maria Tereza Egler Mantoan – Universidade Estadual de CampinasUNICAMP
Maria Zenita Monteiro – Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas deSão Paulo, Capital
Nêmora Rodrigues - Presidente do CFB
Sigrid Karin Weiss Dutra - Presidente da FEBAB

Especialistas Internacionais
Aldo Pirola – Diretor do Sistema Público de Bibliotecas da cidade de Milão,Itália
Camila A. Alire – Presidente da American Library Association (ALA), Estados
Unidos
Ida A. Joiner – Biblioteca Pública Pittsburg, Estados Unidos
Profa. Dra. Yicel Nayrobis Giraldo – Escola Interamericana deBiblioteconomia, Colômbia
Realização
Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Programa São Paulo um Estado de Leitores/POIESIS – Organização Social de Cultura
Apoio
Consulado Americano
Imprensa Oficial
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - TUCA
UNESCO
Evento Gratuito
Outras informações estarão em breve no site:
http://www.bibviva.com.br/

Informações: FEBAB

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

12 de outubro: Dia Nacional da Leitura


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 13 DE JANEIRO DE 2009

Bem recebido no RS o Dia da Leitura

A iniciativa do governo federal de instituir 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura e a criação da Semana Nacional da Leitura e da Literatura foram bem recebidas no RS. Para a professora Lizandra Estabel, da área de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), todas as ações de incentivo à leitura e à literatura colaboram para a divulgação da importância dos livros. 'Muitas vezes, é difícil estimular as pessoas a lerem. Com campanhas nacionais, esse movimento será facilitado', prevê. A professora destacou, ainda, que, com a formalização, será mais fácil unir as ações das diferentes esferas de governo. 'Aqui no Estado essa situação é muito visível. As prefeituras, o governo estadual e a União têm ações, porém separadas', destacou. Lizandra espera que a campanha, além de estimular a leitura, destaque a necessidade de acabar com o analfabetismo no país e permita maior integração social. 'A ideia é formar mais leitores, e que eles possam conhecer o prazer de ler', avaliou. Ela acredita que a iniciativa permitirá, ainda, interligação entre diferentes culturais estaduais.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fórum Estadual pela Melhoria das Bibliotecas Escolares

CONVITE

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidá-los para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 09/10/2009, às 14horas, no Auditório da SMEC, na Rua Cel.Oscar Jost, nº1551, em Santa Cruz do Sul, com a seguinte programação:

VII ENCONTRO PELA MELHORIA DAS
BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESCOLARES NA
OKTOBERFEST

14h - Abertura com presença de representantes do CRB-10/CFB, FABICO/UFRGS, Câmara do Livro, SMED Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires Palestra - Ativando a Biblioteca Escolar
Prof. Dr. Iara Bittencourt Neves – FABICO/UFRGS
Loiva T. Serafini - CRB -10 – Com. Educ. e Cultura
15h - Sistema Municipal de Organização de Bibliotecas Públicas e Escolares de Santa Cruz do Sul
Bibliotecário Jair Teves
Relato de experiências e boas práticas em bibliotecas escolares: projetos de organização e dinamização de bibliotecas escolares - Projeto Xadrez; Contação de Histórias; Projeto de Capacitação de Segmentos; Projeto de Capacitação dos Agentes; Apresentação das Atividades das Bibliotecas Escolares.
16h Vontade de Ler e Bibliotecas Escolares - Projeto Lajeado - Leitor
Maristela Juchum - Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado
17h – Animação Cultural - Biblioteca Pública de Venâncio Aires - Relato da Bibliotecária Rosaria Garcia Costa , no âmbito da Biblioteca Publica Municipal e Bibliotecas Escolares
17 horas 30min - Encerramento

19h - Visita ao Parque da OKTOBERFEST
INSCRIÇÃO GRATUITA
Vagas limitadas – 114 lugares

Informação e inscrições com Denise e Beatriz
Fones: (51) 3232-2880 ou (51) 3232-2856 (das 9h às 18h)
Emails: fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br
Blog http://forumbibliotecasrs.wordpress.com
Data: 09 de outubro de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da SMEC Rua Cel. Oscar Jost, 1551
Santa Cruz do Sul – RS

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTA IDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM
“Biblioteca Escolar, porta aberta para a leitura”