quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programa Viva Bem, da TVE, terá interpretação em Libras a partir de sábado

O programa Viva Bem passa a contar com uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir do próximo sábado. A mudança proporcionará a pessoas surdas e com baixa audição a oportunidade de ampliarem os meios pelos quais recebem informação, acompanhando o programa que apresenta dicas sobre qualidade de vida. A estreia do recurso acontece em 30 de junho, às 9h. Esta é a primeira vez que a emissora produz e veicula programa com recurso de acessibilidade.
A pauta que inicia esta nova fase do Viva Bem é o projeto ViVendo Histórias, da Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A proposta, que utiliza a leitura como forma de incluir idosos cegos, é coordenado pelas professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel. Elas conversarão com a apresentadora Izabel Ibias sobre desenvolvimento intelectual, moral e emocional de pessoas da terceira idade que têm deficiência visual.
Acessibilidade
O processo para inserção de recursos acessíveis na programação da TVE foi iniciado em 2011 com a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Fundação Cultural Piratini e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (Faders). Para atuar no Viva Bem, foi disponibilizada sem custo pela Faders uma intérprete de Libras.
Com essa ação, a TVE se afirma como uma emissora de caráter público, que tem como uma de suas missões a inclusão social e a promoção da cidadania. Conforme o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório, "está prevista ainda para o segundo semestre a produção de mais um programa com recurso de acessibilidade".
Atualmente, a acessibilidade está presente em dois programas exibidos pela TVE, o Jornal Visual da TV Brasil, veiculado de segunda a sexta, às 8h30, e o Faça a Diferença da TV Assembleia, veiculado nas terças-feiras, às 17h30. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), o Rio Grande do Sul há aproximadamente 617 mil pessoas surdas ou com baixa audição.
O programa Viva Bem é produzido por Maria Lúcia Melão e Rochele Zago Corrêa. A apresentação é de Izabel Ibias.
TVE
Viva Bem
Sábado, 30/06, às 9h
Terça, 3/07, às 19h
Quinta, 5/07, às 7h20
Texto: Anahy Metz
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305
Fonte: JusBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário