quarta-feira, 17 de março de 2021

UFRGS e Ministério da Saúde lançam curso sobre Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (CAPAGIIC-Saúde)

 


Evento realizado de forma online na manhã desta terça-feira, 17, marcou o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde – Capagiic Saúde, resultado de uma parceira entre a UFRGS e o Ministério da Saúde (MS), cujo principal objetivo é ampliar as habilidades informacionais para otimizar os processos ligados à saúde e à garantia de qualidade de vida para a população brasileira.

O curso partiu de uma solicitação do MS ao Grupo de Pesquisa LEIA, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), para a oferta de capacitação aos trabalhadores do Ministério, envolvendo a Rede BiblioSUS, composta de unidades de informação em universidades, hospitais, instituições e bibliotecas. O Capagiic-Saúde, que já conta com cerca de 400 inscritos de todo o país, será oferecido de março de 2021 a julho de 2022, na modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD), pela plataforma Moodle, com carga horária de 750 h/a, distribuídas em três módulos.

A cerimônia de abertura contou com a participação do subsecretário de Assuntos Administrativos do MS, Cezar Wilker; do pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz; da coordenadora geral de Documentação e Informação do MS, Soraya Zacarias Drumond de Andrade; da diretora da Fabico, Ana Maria de Moura; da coordenadora e da vice-coordenadora do Capagiic-Saúde e do Grupo de Pesquisa LEIA, Eliane Lourdes da Silva Moro e Lizandra Estabel; da equipe de coordenação e de trabalho do Capagiic-Saúde, de pesquisadores do LEIA e de participantes do curso. O evento contou com tradução simultânea em Libras e foi transmitido pelo canal do curso na Plataforma Youtube.

A coordenadora Eliane da Silva Moro destacou a importância do projeto como construção coletiva, que inova na busca pela inclusão social e informacional. Soraya Zacarias Drumond de Andrade ressaltou a relevância do curso para a formação dos servidores do Ministério e da Rede BiblioSus, na valorização da informação como estratégia do informação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a cerimônia de abertura, os participantes do evento assistiram à conferência intitulada "Aprendizado, memória e afetividade", proferida pelo professor Diogo Onofre Gomes de Souza, coordenador do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências da UFRGS.

Outras informações e detalhes do projeto Capagiic-Saúde podem ser obtidos no site www.ufrgs.br/capagiic


Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-e-ministerio-da-saude-lancam-curso-sobre-gestao-informacao-inovacao-e-conhecimento-em-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário