segunda-feira, 31 de agosto de 2009

4 DE SETEMBRO: FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


C O N V I T E

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a REUNIÃO MENSAL, a ser realizada no dia 04/09/2009, às 14h, no Auditório do FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 em Porto Alegre, com a seguinte programação:
III ENCONTRO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
14h - ABERTURA E AÇÕES DO FÓRUM
Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - Nêmora Arlindo Rodrigues
Presidente do CRB-10 - Débora Dornsbach Soares
Direção da FABICO - Vice -Diretora e Prof. Regina Helena Van Der Laan
Câmara Municipal de POA -Vereadora Fernanda Melchionna e Silva–Frente Parlamentar de Bibliotecas Escolares
Comissão de Educação e Cultura – CRB – 10 - Loiva Teresinha Serafini – AnaGriebler e Sonia Zanotto

14h 30min –Sistema Municipal de organização de biblioteca escolares de Novo Hamburgo -Prof. Leandro Lemos Prado
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES.
15h15min - WEB 2.0 em Bibliotecas Escolares
A Web 2.0 veio revolucionar a forma como lidamos com a Internet. O mundo da informação deixou de ser estático e fechado sobre si mesmo, para passar a ser dinâmico e colaborativo, dispondo-se a ir ao encontro dos interesses do utilizador. De mero espectador, o utilizador passou a controlar o conteúdo, a forma como a ele acede e como estrutura a informação disponível. Num universo em constante mutação, é responsabilidade do bibliotecário, enquanto profissional da informação, adaptar-se à evolução da tecnologia e dela tirar o melhor partido. Nesse sentido, o objetivo desta palestra é dar a conhecer o vasto leque de serviços, ferramentas e softwares da Web 2.0 na área das bibliotecas escolares, salientando o que estas ferramentas podem trazer para o serviço e para os utilizadores.Professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade- FABICO/UFRGS.

16h15 min - Sistema Municipal de organização de biblioteca escolares de Lindolfo Collor - Márcia Tatina Dieter - Diretora da Cultura e Turismo
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – BOAS PRÁTICAS EM BIBLIOTECAS ESCOLARES- PROJETOS DE ORGANIZAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES.
INSCRIÇÃO GRATUITA / Vagas limitadas – 150 lugares
Informação – inscrição – com Denise e Beatriz –
http://crb10.isishome.net/bib-e
Fones: 51 3232-2880 ou 51 3232-2856
fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br – Horário de atendimento- 9h as 18h.
Data: 04 de setembro de 2009 – 14h às 18h
Local: Auditório da FABICO – Térreo – Rua Ramiro Barcelos, nº 2705 Porto Alegre – RS

VENHA, NÓS TE CONVIDAMOS, SEJA VOCÊ TAMBÉM UM PARCEIRO DESTAIDEIA E INTEGRE O NOSSO FÓRUM

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Acesse: primeiro site de relacionamento do mundo criado para ser totalmente acessível


Instituto Superar e ALE lançam a primeira rede social totalmente acessível do mundo. O Acesse (http://www.acesse.org.br/), primeiro site de relacionamento do mundo criado para ser totalmente acessível, entra no ar. Assim como as outras redes sociais já existentes, o Acesse tem como objetivo ajudar seus membros a criar novas amizades e estreitar relacionamentos, promovendo a socialização e a troca de experiência entre os participantes.
O diferencial e pioneirismo do Acesse estão mesmo na acessibilidade, tornando suas ferramentas e páginas disponíveis a um maior número de usuários e beneficiando não só os deficientes como também as pessoas idosas, usuários de tecnologia assistiva (ponteira de cabeça, teclado expandido, impressora em braile etc) e de acesso móvel, através de navegadores alternativos (DOSVOX, Safari, Firefox). Segundo a ONU, a web hoje ultrapassa a TV e jornais como a mídia mais consumida no mundo. Já as redes sociais contam com 300 milhões de usuários em todo planeta e 90% dos usuários de internet no Brasil estão conectados a um site de relacionamento, segundo o Google Brasil. Com base nessas informações, o Acesse foi desenvolvido para permitir a inclusão de pessoas com necessidades especiais a essas redes sociais, que hoje ditam tendências, comportamentos e são usadas como ferramenta de marketing.
Fonte: http://www.institutosuperar.com.br/sala-de-imprensa/releases-integra.asp?release=249

sábado, 22 de agosto de 2009

CONVITE! Lançamento do Livro Igualdade nas Diferenças

Prezados leitores
a pedido da Bibliotecária e aluna do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) da FABICO/UFRGS, divulgamos o convite para lançamento do Livro: Igualdade nas Diferenças: os significados do "ser diferente" e suas repercussões na sociedade.

Dia: 2 de setembro de 2009

Horário: 18h

Local: Biblioteca Central da UERGS (Rua dos Andradas, 1224 - POA/RS)


Inclusão na UFRGS: Programa Incluir


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 22 DE AGOSTO DE 2009

Aluno de baixa visão supera desafios e se forma na UFRGS

MARIANA BAIERLE SOARES

'Tenho orgulho de trabalhar no Programa Incluir, da Ufrgs, e colaborar para que outros alunos com necessidades especiais possam se formar', afirma Rafael Faria Giguer, 23 anos. O acadêmico, que possui baixa visão ou visão subnormal – acuidade visual abaixo dos 30%, formou-se ontem em Engenharia de Materiais, na Ufrgs, e inicia a vida profissional contribuindo com a inclusão de outros alunos com necessidades especiais.Rafael prestou concurso público e, desde maio deste ano, trabalha na universidade no Programa Incluir, como assistente em administração. O formando já representa uma nova era da inclusão no Brasil: apesar de haver um longo caminho a ser percorrido, muitos desafios estão sendo alcançados. Sua deficiência visual é parcial – possui 5% de visão em um olho e 10% no outro.Desde o segundo semestre de 2008, o Programa Incluir da Ufrgs atende os alunos e adapta materiais pedagógicos. Portanto, durante a sua formação, Rafael não contou com este apoio. 'Engenharia é um curso difícil. Para mim, foi um pouco mais', explica o novo engenheiro, que se graduou com grau máximo em sua monografia de conclusão de curso. O fato de possuir baixa visão acaba contribuindo com a função que ele exerce hoje no Programa. 'Falo a mesma língua dos deficientes visuais e os compreendo com facilidade', argumenta.Como funcionário da instituição, Rafael atende aos acadêmicos, professores e servidores, encaminhando ações que promovam a inclusão e a acessibilidade. No vestibular, ele fez a prova em fontes de texto ampliadas e recebeu auxílio de um ledor. 'Porém, assim que ingressei na faculdade, tive que me virar por conta própria', recorda. Mas Rafael demonstra motivação e persistência, além de enfrentar preconceito de algumas pessoas. 'Teve um professor que, por falta de conhecimento, chegou a dizer que eu deveria largar o curso', lamenta. Quanto aos colegas, 'nunca tive dificuldades de me relacionar, sempre recebi apoio de pessoas maravilhosas', garante. 'Apesar das dificuldades que enfrentei, tenho orgulho da minha universidade e sei que ela pode ser de qualidade para outros alunos especiais', afirma. Na Engenharia, obteve boas notas. Foi aluno dedicado e empenhado, com mais dificuldades em algumas disciplinas, como qualquer estudante. 'O deficiente visual não é mais nem menos capaz que os demais alunos. Contudo, para mim, é um pouco mais trabalhoso estudar, pois dependo da adaptação dos textos', avalia.Projeto da Ufrgs e dados do Censo Programa Incluir-A proposta surgiu de um edital de fomento do Ministério da Educação, voltado à promoção de ações de acessibilidade e inclusão nas universidades federais brasileiras.-O Programa busca eliminar barreiras pedagógicas, de comunicação e arquitetônicas, garantindo o acesso e a permanência de acadêmicos, servidores e professores com necessidades especiais decorrentes de cegueira, baixa visão, mobilidade reduzida, deficiência auditiva, altas habilidades e superdotação.-Detalhes: programaincluir@gmail.com e (51) 3308-3921.Censo 2000-Segundo dados do último Censo, do ano 2000, no Brasil existem 16.644.842 pessoas cegas ou com baixa visão, o equivalente a 9,8% da população brasileira. -A deficiência visual é a que tem maior incidência na população, visto que o universo de pessoas com algum tipo de necessidade especial no Brasil é na ordem de 24.600.256 de habitantes, o equivalente a 14,48% da população. -No Rio Grande do Sul, são 980.051 deficientes visuais; e, em Porto Alegre, o número é de 116.329.

Satisfeito, Rafael formou-se ontem em Engenharia de Materiais

FOTO: CARLA BIANCHINI / ESPECIAL / CP

Fonte:
http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A114/N326/html/10ALUNO9.htm

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Campanha de acessibilidade chega a bares e restaurantes


Brasília - A campanha nacional Acessibilidade: Siga Essa Ideia ganha hoje (19) a adesão da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O acordo será assinado às 19h, em Brasília, pelo ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e os presidentes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Denise Granja, e da Abrasel, Paulo Solmucci Jr.
A solenidade ocorre durante a abertura do 21º Congresso Nacional da Abrasel, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Coordenada pelo Conade, a campanha foi lançada em 2005 durante a 1ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.O objetivo é mobilizar a população para eliminar barreiras de atitude, de informação, arquitetônicas, entre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participar efetivamente da vida em sociedade.


terça-feira, 18 de agosto de 2009

IFLA 2009 Congresso mundial de Bibliotecas e Informação: 75ª Assembléia e Congresso Geral da IFLA

Tema: As Bibliotecas criam futuro partindo da herança cultural
Em 2009 celebraremos o 75º aniversário do Congresso da IFLA que aconteceu pela primeira vez em Roma em 1928 e que significou o primeiro encontro da Fundação Internacional de Associações de Bibliotecários (IFLA). O Congresso Mundial de Biblioteca e Informação volta mais uma vez à Itália, desta vez em Milão, de 23 a 27 de agosto de 2009 no Palácio de Congressos da cidade. Graças às bibliotecas, as civilizações têm conservado provas de suas atividades manuais, científicas, artísticas, literárias, musicais e religiosas. Sem dúvida, as bibliotecas conservam as bases e as origens do conhecimento humano. A transmissão do conhecimento tem mudado radicalmente hoje em dia: a diversidade de suportes tem aumentado significativamente, de modo que as bibliotecas têm que mudar sua função. A conservação e o acesso seguem sendo sua prioridade, ainda que de uma nova forma profissional e crítica para assegurar a qualidade de seus serviços. Deste modo as bibliotecas se mantêm em meio a tantas mudanças ocasionadas pela história e pela tecnologia, ajudando a trabalhar o futuro utilizando os recursos herdados do passado como é o patrimônio cultural. As tradições que remontam há séculos atrás criaram um contexto amplo e diversificado onde as bibliotecas medievais convivem com bibliotecas renascentistas e bibliotecas modernas, cujos serviços de qualidade promovem a leitura pública e a pesquisa de um modo eficaz. As bibliotecas mantêm o equilíbrio entre o passado e o presente e convertem suas raízes em elementos vitais para o futuro, preparando o caminho para o desenvolvimento da sociedade, uma melhor qualidade de vida e os contatos entre diversas civilizações e culturas do mundo todo.
Fonte: http://143.107.73.105/crescer/ver_eventos.php?id=117
Site do Evento: http://www.ifla.org/annual-conference/ifla75/

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Biblioteca do Conhecimento Online está acessível


A página de Internet da Biblioteca do Conhecimento Online passou a cumprir todas as directrizes do W3C - World Wide Web Consortium, no sentido de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência. O novo portal foi lançado pela Fundação para a Computação Científica Nacional e também oferece melhor usabilidade. "O portal da b-on junta-se, assim, ao restrito número de sítios na Internet com dimensão média ou elevada que satisfazem completamente as directrizes de acessibilidade do W3C", sublinha em comunicado a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento. A b-on é uma biblioteca científica acessível online que integra cerca de 17 mil títulos das principais publicações científicas internacionais, utilizada sobretudo pela comunidade científica e académica. Em 2008 foi usada para descarregar 5,2 milhões de documentos, uma utilização 60 por cento superior à registada no ano anterior, graças ao financiamento comunitário que apoiou o acesso às principais publicações científicas, acessíveis por esta via. A b-on nasceu em 2004. Sofreu profundas alterações em 2005 e desde então tem-se assumido como porta de acesso a documentação científica que já antes era acedida pelas entidades académicas e científicas, mas de forma independente.