sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bremer LeseLust,um premiado projeto de incentivo à leitura na Alemanha: palestra

O Goethe-Institut Porto Alegre, o CRB-10, o Departamento de Biblioteconomia da UFRGS, a ARB e o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares convidam para
Bremer LeseLust,um premiado projeto de incentivo à leitura na Alemanha
Palestrante: Ulrike Hövelmann
Durante o evento acontecerá o lançamento livro: A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional, publicado pelo CFB.
21 de setembro de 2009: segunda-feira
Horário: 9h30min.
Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre
Rua 24 de Outubro, 112 - Porto Alegre
Palestra em alemão com tradução simultânea.
Entrada franca, SEM inscrição prévia ou reserva de vagas. Os inscritos receberão certificados de participação.
Vagas limitadas: 150 lugares, distribuição de senhas por ordem de chegada.

Informações biblioteca@portoalegre.goethe.org
(51) 2118-7800 com Uli ou Mônica.

Ulrike Hövelmann estudou economia, pedagogia e história. Trabalhou de 1977 a 1995 como professora dos níveis secundários I e II. De 1995 a 2007 foi vereadora na cidade de Bremen. Na Câmara de Vereadores fazia parte do Comitê para Assuntos Federais e Europeus, responsável pelas relações internacionais e a cooperação para o desenvolvimento, fazia parte também da Comissão de Orçamento e Finanças e era porta-voz para assuntos da Educação. Desde 2007, é diretora de projetos de marketing na empresa Wirtschaftsförderung Bremen GmbH.
Como uma resposta pessoal pelos resultados ruins obtidos pelos estudantes de Bremen na avaliação internacional de alunos PISA, Ulrike Hövelmann fundou em 2003 o »BremerLeseLust e. V.", (“Vontade de ler na cidade de Bremen”) que é uma ação conjunta da cidade de Bremen, da biblioteca municipal, da Fundação Literária de Bremen, da Fundação Cidadãos de Bremen e da Câmara de Comércio. A competência leitora é uma qualificação chave para uma melhor formação. Melhorar este índice é o cerne da missão do BremerLeseLust.
Na Feira do Livro de Frankfurt em 2006, ganhou o prêmio de melhor e mais criativo projeto de incentivo à leitura na Alemanha.Publicou três livros infantis e um CD de contos de fada.Parte da receita da venda dos livros reverte em benefício do projeto.
Fonte: http://www.goethe.de/ins/br/poa/ptindex.htm

Um comentário:

  1. adorei,muito interessante essa atitude de incentivar as pessoas a lerem...eu paticularmente amo ler,e a minha professora de biblioteca da miha escola foi e achou uito interessante a palestra,foi por meio dela que eu me interessei e resolvi pequisar...amei

    ResponderExcluir