quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura

Prezados leitores

disponibilizamos nos links abaixo as palestras das Profs. Eliane Moro e Lizandra Estabel ministradas no lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, no dia 24 de setembro de 2009.

Palestra da Profª Eliane Moro (FABICO/UFRGS): Mediadores de Leitura na Família, na Biblioteca, na Escola, na Sociedade. Arquivo
Palestra da Profª Lizandra Estabel (IFRS): Leitura, Informação e Acessibilidade. Arquivo

2 comentários:

  1. Olá!!
    Hoje voltei pra casa me sentindo mais motivada com as perspecitvas profissionais na Biblioteconomia. Estive no lançamento da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura. É de iniciativas como esta que precisamos, o papel do bibliotecário como um agente social está um pouco adormecido, infelizmente. Tenho certeza que esta iniciativa da Frente, irá proporcionar a nós, alunos e futuros profissionais, ampliar a visão em relação à profissão, e a própria sociedade. Fiquei chocada com as imagens da biblioteca destruída pelo vandalismo, que nada mais é do que a falta de educação. É preciso educar pra que as pessoas possam sentir necessidade de acesso à cultura. Agora, neste momento , é tudo o que precisamos: unir as políticas públicas, a educação, a biblioteconomia e a vontade que temos de fazer algo pra mudar esta situação crítica. è formando leitores, que certamente construiremos cidadãos conscientes dos seus direitos como seres humanos e dos seus deveres como cidadãos, educados.
    Um abraço às profes pelo exemplo, à Fernanda pela parceria e coleguismo que tem demosntrado, e aos dirigentes da câmara por proporcionar o espaço para discussão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Anne: nosso papel social é de vital importância para melhorar, através da leitura e da inclusão, a qualidde de vida de todos os cidadãos. Tudo começa com as crianças, na família e nas bibliotecas escolares e públicas. Foi lindo de ver, hoje, todas as entidades e pessoas interessadas em reverter este quadro de falta de acesso ao livro, à leitura, com bibliotecas sendo fechadas, depredadas...
    Bela iniciativa da Fernanda e da Câmara Municipal!
    Vamos em frente!
    Abraços
    Kátia

    ResponderExcluir