sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Encerramento da Semana Presencial e Final do Curso EBEA do DCI/FABICO/UFRGS

No dia 18 de dezembro de 2009 encerrou a Semana Presencial e Final do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade na modalidade EAD. O Curso conta com a participação de alunas dos Estados da Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Durante a semana vários palestrantes se fizeram presentes, dentre eles a Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) Nêmora Arlindo, a vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia(CRB 10) Loiva Serafini, o Secretário Substituto da SEAD/UFRGS Prof. Silvestre Novak, a Bibliotecária Ana Lucia Leite, dentre outros, além de uma webconferência contando com a participação da Bibliotecária Deise Talarico Pupo da UNICAMP e professores do Curso de Biblioteconomia da PUCCAMP. Foi realizada uma visita de estudos ao Instituto Santa Luzia-POA/RS onde os alunos tiveram a oportunidade de experimentar tecnologias assistivas, conhecer materiais adaptados, visitar a biblioteca que possui acervo em Braille e ampliado, entre outros.
Temas como bibliotecas escolares, leitura, competência informacional, acessibilidade, inclusão social, acesso e uso da informação, web 2.0 foram discutidos no decorrer da semana.
Este Curso teve a carga horária de 555 horas na sua realização e se caracteriza como o primeiro Curso nessa modalidade e com esse enfoque no âmbito brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário