quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Para um menino que não vê

Obra infantil de Mario Quintana ganha edição especial, voltada a crianças com deficiência visual
Um kit foi lançado(25/11/09) em Porto Alegre que aproxima a obra de Mario Quintana (1906 – 1994) de crianças com deficiência visual – não apenas as crianças cegas, mas também aquelas que têm visão parcial.
No Rio Grande do Sul, há oficialmente 46.062 jovens com dificuldades desse tipo.

O kit, que será distribuído gratuitamente para 96 diferentes instituições, em 43 municípios gaúchos, inclui versão em áudio, em braille e com fonte ampliada (textos em corpo graúdo e sem serifa, como os que estão reproduzidos nesta página).

Criação da produtora porto-alegrense aprata (assim mesmo, com minúsculas), a coleção Braille Quintana contempla os livros Batalhão das Letras, Pé de Pilão e Lili Inventa o Mundo.

Há dois anos, a mesma produtora já havia lançado Rua dos Cataventos, também de Quintana. Para 2010, o plano inclui a publicação de O Sapo Amarelo e Sapato Florido, também do poeta alegretense.– Há poucas ações destinadas à inclusão no Estado. O projeto nasceu dessa constatação – sublinha Leocádia Costa, que concebeu o kit com a irmã Caroline.

As duas mobilizaram uma equipe muito grande para a criação do material. Os poemas são narrados pelas atrizes Simone Rasslan, Arlete Cunha e Liane Venturella. Entre os músicos, figuram Dunia Elias e Monica Tomasi. Nas gravações, houve participações especiais da atriz, cantora e poeta Elisa Lucinda e da sobrinha-neta de Quintana, Elena. As ilustrações, bem contrastadas, pensadas para crianças com problemas de visão, são assinadas por Gelson Radaelli, Rodrigo Rosa e Ricky Bols. O projeto gráfico coube a Fábio Zimbres.

O texto de apresentação é do poeta, professor e crítico de arte Armindo Trevisan, que foi amigo próximo do criador do Caderno H. Trevisan enfatiza, ali, o gosto e o carinho dos textos que Quintana fez para os pequenos.

Sobre Batalhão das Letras, anota: “Evidentemente, ao escrever seu poeminha, Quintana pensou na quantidade de letras que uma criança precisa aprender para se alfabetizar. Tentou facilitar a vida das crianças”.A edição – de 200 exemplares – foi bancada pela CEEE. Inclui, além das versões em áudio, braile e fonte ampliada, um DVD voltado para professores. O vídeo oferece dicas para aproveitar melhor o material e mostra cenas dos bastidores de gravação.

O lançamento, ocorreu no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1.223).


N é a letra dos teimosos,

Da gente sem coração:

Com N se escreve – NUNCA

Com N se escreve – NÃO

Com C se escreve CACHORRO,

Confidente das CRIANÇAS,

E que sabe seus amores

Suas queixas e esperanças...


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário