sábado, 6 de fevereiro de 2010

Museu Histórico Nacional do Rio ganha guia para deficientes auditivos

Com o objetivo de incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural brasileira, museu se torna o primeiro a ter um guia em Libras no país

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, é o primeiro museu brasileiro a oferecer ao deficiente auditivo um guia em áudio e vídeo na linguagem brasileira de sinais. A ação faz parte do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). "O objetivo é incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural brasileira", explica a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do MTur, Kátia Silva.

Além de dois guias em linguagem de sinais com tela de TV, foram adquiridos 40 equipamentos de áudio guia com informações em português, inglês e espanhol. Assim, o visitante pode se guiar pelo museu e observar as peças do acervo e os detalhes da arquitetura. A duração do áudio-guia é de cerca de 60 minutos. O serviço é disponibilizado ao visitante por R$ 8.

O Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo visa fortalecer o Turismo Cultural a partir da qualificação dos museus do país. Para tanto, o MTur investiu R$ 2 milhões para apoio a projetos em dez museus federais. Entre as ações desenvolvidas estão reforma, melhoria de acessibilidade, aquisição de equipamentos e a produção de folheteria trilíngue.

Fonte: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27727

Nenhum comentário:

Postar um comentário