segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fronteiras do Pensamento: Miguel Nicolelis

O médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, abre hoje, às 19h30min, o Fronteiras do Pensamento 2010, no Salão de Atos da UFRGS, na Avenida Paulo Gama, 110, na Capital.
O evento terá cobertura ao vivo pelo blog e twitter .

Nicolelis é um dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista Scientific American. Forte candidato a trazer um Prêmio Nobel para o Brasil, é considerado referência mundial na pesquisa da interface entre o cérebro e os computadores (neuropróteses) — trabalho que integra a lista das "10 tecnologias que mudarão o mundo", segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Ao ser questionado pela repórter Tatiana Tavares, do Jornal Zero Hora sobre o que diria para um estudante universitário que quer se dedicar à pesquisa científica?

Nicolelis respondeu: – Falo isso sempre para os meus alunos: o fator mais importante dessa decisão é acreditar no próprio taco, acreditar em si mesmo, nos próprios sonhos. Se os sonhos forem sonhados com suficiente perseverança e paixão, não há nada que impeça um indivíduo de realizar aquilo que ele quer. Esse é o único conselho que eu posso dar: que as pessoas acreditem em si mesmas e nos seus sonhos, não importa quão impossíveis eles possam soar e quanto as pessoas possam dizer que eles são impossíveis. Se a gente for imaginar o que os indivíduos já conseguiram fazer e de onde eles vieram, tudo seria impossível. Meu pensamento é que todos devem acreditar em si. Não acreditar em si mesmo foi, por muitos anos, o grande fator limitante do Brasil.


E na Folha de São Paulo: O sr. acha que o Brasil terá condição, no futuro, de oferecer um mercado profícuo para essas crianças?

Nicolelis - Essas crianças vão mudar o Brasil. Não queremos criar cientistas. A minoria vai ser cientista. Essas pessoas vão ser educadas com uma série de valores éticos, humanísticos e de pensar na sua comunidade, no seu país, em vez de que pensar em si próprio. Nós vamos criar um tipo de cidadão que vai querer ser um agente de transformação social no Brasil. Serão advogados, médicos, professores, arquitetos, enfermeiros. Vão trabalhar nos mais diversos setores da sociedade brasileira, com uma visão de se construir uma nação, de se construir uma sociedade mais justa.

Folha - O sr. se acha utópico?

Nicolelis - Eu tenho absoluta certeza. O diagnóstico está fechado há muito tempo. Irremediável, intratável e irreconciliável


Acesse a entrevista na íntegra: Jornal Zero Hora

Um comentário:

  1. esse senhor tem problemas. uma pessoa que quer ajudar crianças, não comete atrocidades com animais. ele é a mais pura contradição do ser humano. um ser frio, cruel, ganancioso.

    ResponderExcluir