sexta-feira, 18 de junho de 2010

Escritor: Morte de Saramago é perda para Brasil e Portugal

Por Ana Cláudia Barros
"A literatura portuguesa perde seu maior escritor contemporâneo". A declaração, carregada de consternação, é do imortal Murilo Melo Filho, sexto ocupante da cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras, ao comentar a morte do escritor português José Saramago, na manhã desta sexta-feira (18).
Melo, que conheceu Saramago pessoalmente durante viagem do escritor lusitano ao Rio de Janeiro, lembra que o autor de "Ensaio sobre a cegueira" era um homem "bem concatenado, com a cabeça colocada em um plano de muita organização".
Com indisfarçável saudosismo, ele relembra ainda a ligação de Saramago com a ABL.
- Ele chegou a ser eleito sócio correspondente da nossa academia em Lisboa. Recebeu a comunicação da eleição e respondeu agradecendo e aceitando. Foi convidado porque tinha acabado de receber o Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Pode-se dizer que, depois de Camões, foi o maior nome da literatura portuguesa.
Para Melo, a morte do escritor, que estava com 87 anos, foi "uma perda irreparável para a cultura brasileira e portuguesa".

Trajetória literária

José Saramago iniciou sua carreira literária no final da década de 40, com a publicação do romance Terra do Pecado. É autor de obras, como O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002).

Fonte: Terra

Ainda sobre Saramago....

por Martha Medeiros

Saramago era um homem que mantia as pessoas acordadas. Morreu aos 87 anos, não era um garoto, mas sempre é cedo para partir, ainda mais quando se trata de alguém que ainda produzia, pensava, amava, vivia. Tanta gente por aí que não vive.

*

Estou triste e ao mesmo tempo feliz por ter tido oportunidade de conhecer alguma coisa da sua obra. Me sinto grata. Ele me ofertou, e aos milhares que admiravam sua literatura, momentos de um prazer íntimo e enriquecedor. Que bom que os livros ficam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário