terça-feira, 15 de junho de 2010

Organização de Bibliotecas Escolares - aspectos técnicos e legais (apresentação)

A reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, que ocorreu no dia 11 de junho de 2010, no auditório da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, em Canoas/RS, reuniu bibliotecários de várias cidades e estudantes de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da Capital. Os temas expostos e debatidos foram Rede Municipal de Leitura - bibliotecas de acesso, pontos de leitura, bibliotecas escolares, públicas e comunitárias, Integração das ações culturais e educacionais de leitura - bibliotecários, professores, técnicos em biblioteconomia, mediadores de leitura, escritores, estudantes e leitores.

Coordenaram o evento a coordenadora da Biblioteca João Palma da Silva, Simone Maia, e a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, Loiva Teresinha Serafini. A reunião teve participação de bibliotecários de bibliotecas públicas de Porto Alegre, Triunfo, São Jerônimo, Cachoeirinha, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba e Bento Gonçalves. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela secretária adjunta Marta Rufato. Ela afirmou que “a leitura melhora nossa forma de pensar e de agir”. Anunciou, ainda, que o novo plano de carreira do magistério municipal cria a função de bibliotecário, que será desempenhada por profissionais selecionados em concurso público.

PAINÉIS

O secretário de Cultura de Canoas, Jeferson Assumção, relatou a experiência de Canoas com a leitura em rede municipal, assegurando que a leitura é a parte central da política cultural do município, onde já funcionam dois pontos de leitura, nos bairros Guajuviras e Niterói. Ele também distribuiu aos presentes o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que considera um “pacto entre governo e sociedade para fazer do Brasil um país de leitores”. Acrescentou que a cultura do país é muito rica em sua diversidade, mas pobre na dimensão escrita, pois 10% da população ainda são analfabetos.

Organização de bibliotecas escolares - aspectos técnicos e legais foi abordado pelas professoras doutoras do IFRS e da FABICO/UFRGS Lizandra Estabel e Eliane Moro. Elas destacaram a importância das bibliotecas públicas e escolares atenderem as necessidades dos usuários e não criar “cadeados invisíveis”, em nome da organização e dos regulamentos.

Loiva expôs a atuação do CRB-10 pela melhoria das bibliotecas escolares. Também relatou experiências sobre sistema de bibliotecas escolares em Novo Hamburgo representado pelo professor Leandro Lemes do Prado. O bibliotecário Ricardo Maus Affonso abordou cultura e educação na Biblioteca Pública de São Leopoldo.

Informações: Eloá da Rosa

Acessem a apresentação: Organização de Bibliotecas Escolares - aspectos técnicos e legais - IFRS e FABICO/UFRGS - da Profa. Dra. Lizandra Estabel e Profa. Dranda. Eliane Moro apresentada no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, realizado no município de Canoas/RS, no dia 11 de junho de 2010.
Link: www.ufrgs.br/leia/forum_CANOAS.pps

Nenhum comentário:

Postar um comentário