No próximo dia 12 de outubro comemoramos o Dia Nacional da Leitura. A data aproveita o Dia das Crianças para estimular este hábito entre crianças e jovens brasileiros. Muitos municípios desenvolvem, ao longo do ano, projetos de incentivo à leitura e reforço escolar na disciplina de Língua Portuguesa. Os resultados, muitas vezes, impactam os índices de avaliação da educação básica.
O Blog Educação levantou alguns casos de sucesso Brasil afora. A lição é que, com criatividade e um pouco de esforço, é possível criar projetos que mobilizem nossa infância e juventude para a importância da leitura.
Municípios brasileiros desenvolvem projetos para resgatar o prazer em ler entre crianças e jovens
Uma iniciativa que tem mobilizado os estudantes de Miraí, em Minas Gerais, é o projeto de leitura “Inteligente é assim: tudo que vê, lê”. O objetivo da iniciativa é resgatar o prazer pela leitura dos jovens com base nos grandes nomes da nossa literatura. Os alunos da rede municipal de ensino pesquisam e apresentam trabalhos sobre as obras de grandes escritores como Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Monteiro Lobato.
A Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Oliveira e Silva Trota explica que “infelizmente, desde muito tempo, a falta de hábito da leitura tem sido um dos maiores vilões na realidade das escolas de todas as redes”. O projeto de leitura, que comemorou em agosto um ano, tem resgatado o prazer pela leitura e o sucesso entre os alunos é grande. Para registrar os trabalhos dos estudantes, a iniciativa ganhou até um blog. Confira: http://smeducacaomirai.blogspot.com/
Em Niquelândia, interior de Goiás, a leitura também tem entrado na vida de centenas de alunos do Colégio Estadual Coronel Joaquim Taveira. A proposta é trabalhar com metodologias e ações que valorizem os assuntos de interesse dos alunos e, assim, estimulem o prazer pela leitura.
Segundo a diretora da escola, Maristela Aidar, a ideia foi buscar conteúdos que atraíssem os jovens. “Adotamos como primeira etapa uma conversa informal com os estudantes, na qual eles contam quais os tipos de histórias gostam de ler, que tipos de publicações [livros, revistas, gibis etc] têm em casa, se alguém da família costuma ler para eles, entre outras coisas”, conta. “A partir dessas informações, damos início a uma série de atividades abrangendo leitura, interpretação e produção de textos”.
Já na Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Parnamirim, interior do Rio Grande do Norte, acontece o projeto Cafeteria Sabor Literário. A iniciativa tem levado a comunidade para dentro da escola.
Aproveitando um espaço pouco utilizado no colégio, a diretoria criou uma cafeteria onde, além de saborear os quitutes, os pais e moradores do bairro podem acompanhar apresentações culturais, como teatro, música e poesia produzidas pelos próprios alunos nas aulas de literatura.
O trabalho, que envolveu diversas turmas, é um sucesso na comunidade e já acontece desde 2008, trabalhando inclusive as leituras obrigatórias para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mobilização na rede
Muitas organizações estão se organizando para criar uma grande campanha de mobilização em favor do estímulo à leitura. Liderada pelo Instituto Ecofuturo, a campanha tem como tema neste ano o conceito “todo dia é dia de ler”.
Em comemoração à data, no dia 12/10, o próprio Instituto Ecofuturo lança a publicação eletrônica “Para que serve a literatura?”, com artigos de vários profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão acessar o material no site www.dianacionaldaleitura.com.br.
Mais informações: http://www.blogeducacao.org.br/brasil-celebra-o-dia-nacional-da-leitura-no-dia-12-de-outubro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário