quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Premiação nacional é voltada para educação inclusiva


Serão premiados cinco projetos, sendo um de cada região do país. As inscrições vão até o dia 12 de março
Experiências educacionais inclusivas, voltadas para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podem propiciar um prêmio de oito mil reais à escola. A promoção é do Ministério da Educação (MEC), numa parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serão premiados cinco projetos, sendo um de cada região do país. As inscrições vão até o dia 12 de março e podem ser feitas no link abaixo.

Conforme a assessoria do MEC, o prêmio “valoriza as iniciativas de quem trabalha para garantir o direito de todos à educação”. Dentre estas, políticas, programas e ações. Estas iniciativas podem partir da direção da escola, equipe docente, alunos e pais.

A Secretaria de Educação Especial do MEC disponibiliza um “Guia para a Reflexão e Avaliação de Experiências Educacionais Inclusivas” no site da promoção. Este contém diversos indicadores para serem analisados pelas equipes das escolas.

A premiação será entregue no VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: “Direito à Diversidade”. Na ocasião, estarão presentes dois representantes de cada escola para apresentar a experiência selecionada. Os projetos vencedores serão divulgados em publicação conjunta do MEC e da OEI.

Para mais informações sobre a promoção, basta acessar o link peei.mec.gov.br.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Leis que beneficiam portadores de necessidades especiais ainda não são cumpridas em Porto Alegre

Porto Alegre possui 31 decretos e leis favorecendo

Leis que facilitariam a vida de portadores de necessidades especiais ainda não são cumpridas em Porto Alegre. Isto ocorre por desinformação e pela falta de difusão das leis e decretos nesse sentido. Um vista a estabelecimentos comerciais e edifícios públicos da capital basta para verificar esta situação.

No prédio do Ibama, por exemplo, não há rampas para acesso de deficientes físicos. No Centro Administrativo do Estado, as rampas existem, mas em dias de chuva os cadeirantes encontram dificuldades.

Outra lei descumprida é a que obriga bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais a apresentarem cardápios em braile, para portadores de deficiência visual.

O secretário de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Tarcísio Cardoso, admite dificuldades para fiscalização.

Só em Porto Alegre existem 31 decretos e leis favorecendo os portadores de necessidades especiais. O Estado possui outras 15, e a União, 35 leis.

Fonte: Jornal Zero Hora

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Crescem discussões sobre acessibilidade da web a deficientes

Nos Estados Unidos ainda não existem leis específicas que obrigam as empresas de internet a tornarem seus sites acessíveis a pessoas com deficiência

Cerca de 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos não conseguem acessar a internet com as configurações normais de um computador e precisam de teclados, mouses ou telas de leitura especiais, segundo dados do diretor do núcleo de Comunidades Especiais do Yahoo, Alan Brightman. A discussão sobre a importância da acessibilidade da internet envolve cada vez mais programadores e webdesigners, assim como as grandes empresas atuantes na web, que querem tornar a experiência da rede mundial de computadores acessível ao maior número possível de usuários.

"Estamos vendo muito mais preocupação e envolvimento na acessibilidade da web agora do que há alguns anos, especialmente entre as grandes empresas", disse ao site Cnet Judy Brewer, diretora do núcleo de Iniciativas para Acessibilidade na Web da organização World Wide Web (W3C), consórcio internacional que define padrões para a internet. "Está se tornando uma expectativa real que os sites precisam, cada vez mais, satisfazer as necessidades de todos os usuários", acrescentou a especialista.

O núcleo de Judy Brewer na W3C trabalha lado a lado com outros núcleos do consórcio no desenvolvimento da nova linguagem padrão de programação para web, a chamada Html 5. Na opinião de Judy, o principal desafio neste momento é conseguir fazer com que a Html 5 possa suportar todas as necessidades de acessibilidade.

Um artigo publicado nesta terça-feira pelo Cnet salientou que duas das maiores empresas de internet, Yahoo e Google, já tornaram o fator da acessibilidade uma parte fundamental do trabalho. O Yahoo, por exemplo, exige que todos os novos empregados recebam treinamento especial sobre acessibilidade e os novos designers de livros eletrônicos passem pelo Laboratório de Acessibilidade. Já o Google adicionou recentemente uma ferramenta no YouTube que permite aos usuários colocarem automaticamente legendas nos seus vídeos, o que facilita o acesso para pessoas com problemas de audição.

"Enquanto a internet se torna mais dinâmica, as exigências de acessibilidade se tornam cada vez mais interessantes e, muitas vezes, um desafio para serem implementadas", disse Brewer.

De acordo com um levantamento da WebAim, organização ligada à Universidade de Utah, um dos equipamentos mais utilizados pelos deficientes visuais, os leitores de tela (softwares especiais que descrevem em voz alta os conteúdos das páginas da web), se confundem com a maioria das configurações dos sites existentes atualmente. Mesmo simples imagens ou fotografias em uma página na web, podem criar problemas para estes programas se os responsáveis pela publicação do site não adicionarem o texto correto a todas as fotos.

Ainda não existem leis específicas nos Estados Unidos que obrigam as empresas de internet a tornarem seus sites acessíveis a deficientes, mas especialistas consultados pelo Cnet acreditam que algumas partes da lei americana sobre acessibilidade possa ser aplicável na internet.

Mas, enquanto leis específicas não são desenvolvidas, Brightman salienta que tornar o site acessível ao maior número de pessoas é um fator positivo principalmente para os negócios. Nesse sentido, o Cnet salienta, por exemplo, o fato que o número de usuários acima dos 65 anos de idade utilizando a internet ao redor do mundo tem crescido a cada ano, e com isso, devem crescer também as necessidades de adaptação da web.

Fonte: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27567

Museu Histórico Nacional do Rio ganha guia para deficientes auditivos

Com o objetivo de incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural brasileira, museu se torna o primeiro a ter um guia em Libras no país

O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, é o primeiro museu brasileiro a oferecer ao deficiente auditivo um guia em áudio e vídeo na linguagem brasileira de sinais. A ação faz parte do Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). "O objetivo é incrementar o turismo do país a partir da valorização da diversidade cultural brasileira", explica a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas do MTur, Kátia Silva.

Além de dois guias em linguagem de sinais com tela de TV, foram adquiridos 40 equipamentos de áudio guia com informações em português, inglês e espanhol. Assim, o visitante pode se guiar pelo museu e observar as peças do acervo e os detalhes da arquitetura. A duração do áudio-guia é de cerca de 60 minutos. O serviço é disponibilizado ao visitante por R$ 8.

O Programa de Qualificação dos Museus para o Turismo visa fortalecer o Turismo Cultural a partir da qualificação dos museus do país. Para tanto, o MTur investiu R$ 2 milhões para apoio a projetos em dez museus federais. Entre as ações desenvolvidas estão reforma, melhoria de acessibilidade, aquisição de equipamentos e a produção de folheteria trilíngue.

Fonte: http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27727

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Curso de Extensão em EAD: Mediadores de Leitura pela UAB

Universidades oferecem em 2010 cursos de mediação de leitura

Em 2010, um grupo de nove instituições públicas de ensino superior, selecionadas pelo Ministério da Educação, vai abrir cursos sobre mediação de leitura [a UFRGS é uma das instituições selecionadas]. Poderão participar da formação professores das redes públicas de educação básica de todas as séries, especialmente de turmas de jovens e adultos.

Os cursos de extensão, a distância, serão ministrados em pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A carga horária é de 90 horas, com duração média de três meses. A primeira parte da qualificação prepara os professores para trabalhar com as ferramentas da educação a distância. Depois, com apoio de materiais didáticos, criados pelas instituições exclusivamente para o curso, eles vão estudar temas como linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia, cibercultura), textos literários e como trabalhar a leitura com distintos públicos – crianças, jovens, adultos, idosos.

As coleções do programa Literatura para Todos, que reúnem obras criadas especialmente para jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados, também serão objeto de estudos. O propósito do Ministério da Educação é que os professores da educação básica conheçam os livros das coleções 2006, 2008 e 2009 e passem a utilizá-los na sala de aula.

Fonte: http://www.pnll.gov.br/

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Deficientes visuais promovem evento sobre a acessibilidade

A Organização Nacional de Cegos do Brasil promoveu na manhã desta sexta-feira, 29 de janeiro, um debate sobre diversas questões ligadas à acessibilidade durante o Fórum Social Mundial. Participaram do evento em Canoas, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, diversos especialistas no assunto, que levantaram possíveis soluções para os desafios diários de quem tem deficiência visual.
Um destes desafios é o acesso ao livro e à leitura em todo o mundo. O representante da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Rafael Pereira Oliveira, comentou o impasse entre o direito autoral e de propriedade intelectual, além do acesso às obras por portadores desta deficiência. De acordo com ele, há um tratado do governo federal proposto pela União Mundial dos Cegos para que os trabalhos de diversos gêneros possam ser reproduzidos no sistema braile quando não há fins comerciais, sem remuneração específica aos autores.
“Os interesses privados devem estar em igualdade com os direitos públicos. Entendemos que este é um marco importante dentro deste paradigma de propriedade individual”, ressaltou Oliveira. Segundo ele, o tratado prevê que além do sistema braile, as novas tecnologias com softwares específicos também possam ser utilizadas para ampliar o acesso dos cegos aos livros.
Além disso, há um decreto que está na Casa Civil que regulamenta a lei n° 10.753/03, instituindo a política nacional do livro. O artigo 46, que trata do direito autoral, prevê que a editora não tem obrigação de disponibilizar as obras para quem tem esta deficiência, o que deve ser alterado. “Estamos abrindo um artigo que irá facilitar o acesso a versões em suporte digital, com o mesmo preço das obras tradicionais nas livrarias”.
Para o representante do governo, o decreto ainda não foi assinado porque há muita pressão de interesses privados, embora outras frentes já estejam sendo providenciadas. “Em breve, os pontos de leitura e as bibliotecas comunitárias/estaduais terão que ampliar seu acervo em braile, o que contará como ponto positivo no momento da busca de incentivos federais”.
Um dos participantes da mesa, o argentino Pablo Leucoma, da União Mundial de Cegos, acredita que reivindicar este tratado é um grande passo dos governos no compromisso de disponibilizar o acesso ao livro e à leitura. “Os países da América Latina estão interessados em transformar esta realidade. Estamos sempre lutando para possamos ter mais acesso ao conhecimento e à cultura”.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/deficientes-visuais-promovem-evento-sobre-a

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fórum Estadual pela Melhoria das Bibliotecas Escolares: FURG


Fórum Estadual pela Melhoria das Bibliotecas Escolares
37ª Feira do Livro da FURG

Viva o livro – 28/01 a 07/02/2010

O FÓRUM GAÚCHO PELA MELHORIA DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES tem a honra de convidar para o encontro mensal que realizar-se-à no dia 28/01/2010, às 14 horas na Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG - CIDEC, com a seguinte programação:

BIBLIOTECAS ESCOLARES NA FEIRA DO LIVRO DE RIO GRANDE

14 horas - Abertura Oficial - com presença de autoridades do Conselho Federal de Biblioteconomia/CFB, Conselho Regional de Biblioteconomia/CRB-10, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – ProExc, Instituto de Ciência Humanas e da Informação - ICHI, e Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC Rio Grande.

14h 30min - Biblioteca Escolar - Projeto Mobilizador - Resultados após um ano de mobilização - Conselho Federal de Biblioteconomia
Apresentação - Bibliotecária Nêmora Arlindo Rodrigues - Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia

15h 30min - Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares –
Apresentação - Bibliotecária Loiva Teresinha Serafini - Presidente do CRB-10 . Região
EBEA: Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (FABICO/UFRGS) - Relato de Experiência
Apresentação: Bibliotecária Kátia Soares Coutinho

16h 30 mim - Boas Práticas em Bibliotecas Escolares - A experiência da Secretaria Municipal de Rio Grande – Divisão de Bibliotecas
Bibliotecária Rosane Machado

17 h 30 mim – Programas da Secretaria Municipal de Educação
Apresentação Secretário Municipal de Educação Claudio Omar Nunes

18 h - Encerramento.

19h - Participação da Abertura da Feira do Livro, na praia do Cassino.

Informação e inscrições com Denise e Beatriz
Fones: (51) 3232-2880 ou (51) 3232-2856 (das 9h às 18h)
Emails: fiscaletica@terra.com.br ou crb10@terra.com.br
Blog http://forumbibliotecasrs.wordpress.com
Data: 28 de janeiro de 2010 – 14h às 18h
Local: CIDEC - FURG
Campus Carreiros – FURG
Rio Grande - RS
INSCRIÇÃO GRATUITA – Vagas Limitadas