sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Campus Porto Alegre promove o 17º Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares

Em parceria com os Conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, o Campus Porto Alegre do IFRS promoveu, na tarde de sexta-feira, 8 de outubro, o 17º Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos nº 2705, Porto Alegre). Com o tema “Acessibilidade: Biblioteca para Todos”, o evento foi organizado pelos estudantes do Curso Técnico em Biblioteconomia do Campus Porto Alegre.

O diretor geral do Campus Porto Alegre, professor Paulo Roberto Sangoi, e o vice-diretor Júlio Xandro Heck, fizeram parte da mesa de cerimônia na abertura do Fórum. Sangoi falou sobre os desafios que surgiram com o crescimento do número de cursos e alunos da instituição e o projeto de modernizar a biblioteca do Campus Porto Alegre para torná-la uma biblioteca modelo, com acessibilidade a todos.

Na abertura também estavam as presidentes dos conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, Nêmora Rodrigues e Loiva Serafinni, além do diretor da FABICO/UFRGS, professor Ricardo Schneiders da Silva, da vereadora e bibliotecária Fernanda Melchionna e da coordenadora do grupo de pesquisa LEIA, professora doutora Iara Neves.

O público, formado por bibliotecários, professores e estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, acompanhou palestras que abordaram assuntos como Biblioteca para Todos, portadores de necessidades especiais e o acesso à informação, além de uma mesa redonda sobre Biblioteca Escolar como espaço de inclusão e acessibilidade.

Dentre as palestras, relatos de experiências e mesa redonda, pode-se destacar a palestra ministrada pelas professoras Eliane Moro e Lizandra Estabel intitulada: Biblioteca para Todos, que apresentou dados sobre inclusão de PNEs no Brasil e na América Latina e sugestões de como tornar a biblioteca um espaço de inclusão e acessibilidade atendendo a TODOS.


O Fórum Gaúcho para a Melhoria das Bibliotecas Escolares foi constituído em 12 março de 2009, Dia do Bibliotecário, com a finalidade de reunir mensalmente autoridades, professores e estudantes para discutir melhorias nas bibliotecas escolares e implementar o Projeto Mobilizador: biblioteca escolar construção de uma rede de informação para o ensino público, proposto pelo Sistema CFB/CRBs.

Fonte: http://www.poa.ifrs.edu.br/?p=7851

Um comentário:

  1. *Vendo Apartamento de 1 dormitório,
    de ótima localização e posição solar.
    Situado na Rua Demétrio Ribeiro (centro),
    próximo ao Zaffari. Com 53, 53m² de área total,
    boa iluminação natural, o apartamento é recente e
    plenamente conservado. Serviço de portaria, salão
    festa e lavanderia.
    Está sendo ofertado com toda a mobília,
    próprio para estudantes.
    Interessados, tratar direto com o proprietário.: (51)9268-8590

    ResponderExcluir